149
JOANA BAPTISTA - SÉC. XVII,
“S
ÃO
J
OSÉ COM O
M
ENINO
J
ESUS
”
E
“S
ANTA
I
SABEL
”,
par de óleos sobre cobre,
molduras em madeira entalhada e dourada,
assinados
Nota:
integraram a Colecção Jorge de Brito.
JOANA BAPTISTA - 17th C.,
“Saint Joseph with the Child Jesus”
and “Saint Isabel”,
pair of oils on copper,
carved and gilt wood frames,
signed,
Note: integrated the Jorge de Brito collection.
Dim. - 30 x 22,5 cm € 3.500 - 5.250
O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa,
possui na sua Colecção uma pintura sobre cobre
“Santa Maria Madalena” da mesma autora (26 x 21,5 cm),
proveniente do Convento do Salvador, em Braga,
com o nº de Inv. 1058, que integrou a exposição
“Rouge et Or. Trésors du Portugal Baroque”,
que teve lugar no Museu Jacquemart - André, em Paris,
25 de Setembro de 2001 a 25 de Fevereiro de 2002,
encontrando-se reproduzida no respectivo catálogo,
pp. 170-171, nº 39.
No referido catálogo, o Professor Doutor Vítor Serrão
afirma “A sua autora, a irmã Joana Baptista, foi uma das
numerosas monjas artistas que emergiram nesta época
e faz prova de uma grande capacidade para a pintura
decorativa, de que as crónicas conventuais fazem um elogio
por vezes excessivo, das suas qualidades criadoras.
Josefa de Ayala (Josefa de Óbidos), ainda que seja
a personalidade mais importante, não foi a única mulher
pintora do século XVII. Os cronistas de setecentos
e oitocentos (Damião de Froes Perym, Barbosa Machado,
Cyrillo Volkmar Machado, José da Cunha Taborda,
Cardeal Saraiva e outros) falam elogiosamente da Cecília
do Espírito Santo, freira do Convento das Chagas
de Vila Viçosa; da nobre Maria Madalena de Castro;
de Maria dos Anjos, professa no Convento de Santa Maria
de Sena, em Évora; de Teodora Maria Andino,
activa em Faro; e da nobre Dona Ana de Lorena,
consideradas como artistas de uma certa capacidade
e de uma grande sensibilidade.
O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário
cabral moncada leilões
Q
94