Leilão 192 - page 8

CAROS AMIGOS,
É com muito gosto que lhes apresentamos o
catálogo do nosso leilão 192, dedicado às Antiguidades e Obras de Arte
: um leilão especial,
de
duas sessões,
abrangendo um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade e que inclui também múltiplas
peças de
Alta decoração.
São Cosme –
têmpera e folha de ouro sobre madeira, com a dimensão de 28 x 21,5 cm,
da autoria de Álvaro pires de évora,
pintor português
activo na região da Toscana, em Itália, entre 1411 e 1434, uma obra documentada, objecto de um estudo de especialista historiador de arte
e conservador que se reproduz neste catálogo, ilustra a capa
(lote 190).
Alguns destaques:
Cross-culture
Diversas peças ilustram bem a originalidade, a estética e a riqueza cultural das peças de arte de encomenda portuguesa desde o tempo dos
Descobrimentos, da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesas com a arte e a cultura, as crenças,
as tradições, os estilos e as técnicas da Índia, do Ceilão, da China ou do Japão, para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente
nos ligámos desde o século XVI.
Escritório de grandes dimensões, teca, marchetaria de sissó, marfim e sândalo “Figuras da corte mogol a pé e montando elefantes,
Árvores da Vida, Jatayus e árvores diversas entre motivos vegetalistas”,
vertente de influência Mogol, séc. XVII (1ª metade)
(lote 578);
Escritório, teca, integralmente revestida a tartaruga com guarnições em marfim e ébano,
vertente de influência Mogol,
séc. XVII (1ª metade)
(lote 576);
Cristo Crucificado, escultura em marfim,
vertente indo-portuguesa, séc. XVIII
(lote 581);
Tsuba (guarda de espada), Arte Namban,
vertente nipo-portuguesa, período Momoyama (1573-1615),
representando
“Figuras de portugueses e dragão” (lote 573).
pintura portuguesa e estrangeira
dOmENICO pEllEGRINI - 1759-1840, “Retrato de família”,
óleo sobre tela, assinado
(lote 96);
AmAdEO dE SOuZA-CARdOSO - 1887-1918, “duas figuras femininas e o homem dos jornais”,
grafite sobre papel, assinada
(lote 271);
CARlOS BOTElHO - 1899-1982, “Costa do castelo”,
óleo sobre tela, assinado
(lote 270);
paisagens com figuras -
dois óleos sobre tela, assinados P. Barucci, Roma (provavelmente Pietro Barucci (1845-1917)
(lotes 743 e 744).
pratas e Jóias
Bilha de cerimónia de lava-pés, prata,
decoração gravada com armas de família portuguesa, séc. XVII/XVIII
(lote 862);
Escrivaninha em forma de coração, d. José, prata,
decoração gravada com armas dos Sousas
(lote 842);
Colar/diadema, ouro,
cravejado com diamantes em talhe rosa coroados, Europa, séc. XX (inícios)
(lote 760);
Cofre eucarístico, prata dourada,
espanhol, séc. XVII/XVIII
(lote 801).
porcelana Chinesa e Arte Oriental
Floreira com grelha,
porcelana chinesa de exportação, reinado Qianlong (1736-1795), decoração com armas da Ordem de Santo Agostinho,
Convento de S. Vicente de Fora, em Lisboa
(lote 216);
Jarra,
porcelana chinesa, decoração relevada e gravada na pasta “Dragões e nuvens”, Guangxu period (1875-1908)
(lote 509);
Biombo de 10 folhas,
tamarindo com entalhamentos, painéis em cobre esmaltado “Divindades Orientais”, chinês, séc. XIX (2ª metade)
(lote 515).
diversos
AlmAdA NEGREIROS - 1893-1970,
“Menina Verde”,
tapeçaria da manufactura de Tapeçarias de portalegre (lote 134);
Retrato de Comendadeira da Ordem de malta, miniatura sobre cobre,
escola portuguesa, séc. XVII, moldura em prata
(lote 127);
Conjunto de sinetes armoriados portugueses (lotes 123, 124, 125 e 129);
Colecção Completa da Revista presença
- a mais importante revista literária portuguesa do século XX, veículo do modernismo literário
e artístico e continuadora da geração do Orpheu
(lote 358).
De referir finalmente o conjunto dedicado ao
livro antigo (lotes 347 a 364) e à gravura,
designadamente:
Congresso de Viena,
gravura sobre papel, da autoria de Jean-Baptiste Isabey - 1764-1855, assinada na matriz e datada de 1819,
emoldurada
(lote 348);
Gravuras planificadas e emolduradas para globo celeste
com as constelações e os símbolos zodiacais, tiragem moderna
presumivelmente a partir das chapas originais de Coronelli, séc. XVII
(lote 350).
Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os nossos melhores cumprimentos,
Pedro Maria de Alvim
Miguel Cabral de Moncada
a abrir
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