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cabral moncada leilões 189 | 26 de Setembro de 2017
885
s
AlVA de pé bAiXo com centRo eleVAdo
prata dourada de 900/1000, decoração cinzelada com
medalhão central “São Jorge a cavalo matando o Dragão”
circundado por friso “Ânforas clássicas ladeadas por animais
fantásticos e folhagem” delimitado por “Cerca de cordas
enroladas em estacas” e “Folhas de louro imbricadas”; aba
cinzelada “Ânforas clássicas ladeadas por dragões e outros
animais fantásticos entre motivos vegetalistas”, portuguesa,
séc. XVI (inícios), redourada, medalhão central de época
adaptado, duplamente marcada “IF” provavelmente de Juiz
de Ofício, da cidade do Porto, sendo visíveis duas buriladas
de ensaio, remarcada com marca de importação austríaca
de Viena (1872-1901)
Dim. - 7 x 33,2 cm; Peso - 977,3 g.
€ 150.000 - 225.000
Bibliografia: vd. ALMEIDA, Fernando Moitinho de - “Marcas de Pratas
Portuguesas e Brasileiras (Século XV a 1887)”. Lisboa: IN-CM, 1995,
P313B; e SILVA, Nuno Vassalo e - “Ourivesaria Portuguesa de Aparato.
Séculos XV e XVI. Lisboa: SCRIBE, 2012.
Esta elegante salva, com o seu pé baixo original, é um belo exemplo
da introdução da linguagem do renascimento na ourivesaria civil
portuguesa, nos inícios do século XVI, produção descrita na
documentação como “ao Romano”.
Segue o esquema das salvas góticas, com os motivos ornamentais
distribuídos ininterruptamente na aba e em torno do medalhão
central elevado, este representando São Jorge e o Dragão. De acordo
com o perito Henrique Correia Braga, embora adaptado posteriormente,
o medalhão é obra da época da salva, ou até um pouco mais recuado,
eventualmente alemão.
Todos os ornatos são inspirados em “grotescos”, neste caso com
criaturas fantásticas ladeando simetricamente ânforas clássicas que
se desenvolvem por enrolamentos concluindo em animais fantásticos
afrontados. Os motivos dos “grotescos” difundem-se com grande
expressão na Arte Portuguesa da época, de que a ornamentação
do claustro do Mosteiro dos Jerónimos é um verdadeiro catálogo.
O gosto pelo detalhe, ainda de tradição gótica, revela-se no
complexo trabalho de reprodução de uma cerca de cordame enrolado,
que circunscreve o centro da salva. Este é ornamentado com criaturas
fantásticas que aparentemente não a podem transpor.
Embora seguindo motivos clássicos, denuncia como a oficina onde
foi executada não se encontrava completamente familiarizada com
a precisão do desenho dos novos motivos renascença a que recorreu,
numa procura de satisfazer o desejo de novidade das clientelas,
dado que quase se confundem com o bestiário medieval.
A Cabral Moncada Leilões regista e agradece ao Doutor Nuno Vassalo
e Silva e ao perito Henrique Correia Braga o seu contributo para
a descrição e enquadramento histórico-artístico desta salva.
Informação: informa-se para os devidos efeitos que a Direcção-Geral
do Património Cultural do Ministério da Cultura de Portugal,
a quem foi anteriormente comunicada a colocação em leilão desta
salva, agora correspondente ao lote 885, comunicou formalmente
à Cabral Moncada Leilões, em 9.3.2017, que não tencionava abrir
um procedimento administrativo de classificação da salva em causa.
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