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Nota: “As pinturas do Triunfo da Religião (Virgem Maria), do Triunfo da
Religião (Jesus) e o Regresso da Sagrada Família do Egipto (ou a
Trindade na Terra), inspiradas em gravuras conhecidas (duas delas de
Vorstermann II segundo Rubens), parecem-me pinturas de um forro de
tecto de caixotões, parte de um conjunto desmembrado. Os números no
reverso indicia e explica que se trata de uma série a que faltam outros
quadros. Penso que se trata do pintor baiano Domingos da Costa
Filgueira, que trabalhou em Salvador da Bahia na segunda metade do
século XVIII, onde pintou tectos de caixotões e de perspectiva e morreu
em 1797. Existem muitas referências deste pintor entre cerca de 1760 e
1790, a trabalhar para a ordem Terceira de São Francisco do Salvador e
para outras igrejas e casas religiosas de Salvador. Domingos da Costa
Filgueira foi discípulo do português António Simões Ribeiro, o grande
pintor de perspectivas da Biblioteca Joanina da Universidade de
Coimbra, que se instalou na Bahia por volta de 1735 e onde veio a
morrer em 1755. A obra de Domingos da Costa Filgueira é em geral
modesta, como é exemplo a Assunção de Nossa Senhora, de 1769, no
centro do tecto da Igreja de Nossa Senhora da Saúde e da Glória, se a
perspectiva é bem feita (aos modos do seu mestre), já a cena historiada
mostra um estilo muito duro e simplificado de figura, com deformações
anatómicas e singeleza de fundos similares ao que estilisticamente se
mostra nestas tábuas... Elas podem ser, pois, obra deste pintor baiano
da segunda metade do XVIII. No recente livro de Pedro e Susana Flor
editado pela Scribre, vêm as listas de pintores inscritos na Irmandade de
S. Lucas (mais de 900 nomes desde o início do século XVII ao fim do
XVIII), e lá vem um pintor chamado DOMINGOS DA COSTA, referido
desde 1704 a 1722 em funções de mordomo, e outras. Não sei se é o
mesmo autor das tábuas do tecto de caixotões, mas é mais uma
possibilidade a ter em conta. Mas, pessoal e instintivamente, continuo
a pender para que seja o baiano Domingos da Costa Filgueira — até
por afinidades de estilo com algumas coisas que pintou em Salvador e
cujas reproduções vi, e que referi. Em relação à assinatura destas
pinturas, à frente de Domingos da Costa existe uma espécie de
abreviatura com dois F, podendo ser a abreviatura do pintor baiano,
«Domingos da Costa Filgueira Fecit».”
Vítor Serrão, 10 de Fevereiro 2016
A Cabral Moncada Leilões regista e agradece a disponibilidade do
Professor Doutor Vítor Serrão para confirmar a descrição desta obra.
t
riumPh of
r
eligion
(v
irgin
m
ary
),
triumPh of
r
eligion
(J
esus
)
and
r
eturn
,
three oils on bard, carved chestnut original frames,
restorations, faults on the painting, traces of wood insects,
two signed on the back, all with handwritten inscription on
the back identifying the subject, numbered 3, 4 and 6
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