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Nota: vd. ALMEIDA, Fernando Moitinho de - “Inventário de Marcas
de Pratas Portuguesas e Brasileiras (Século XV e 1887)”.
Lisboa: IN-CM, 1995, P11 e P219.
Sendo escassas as chaleiras portuguesas em prata do séc. XVIII,
João Coelho de Sampaio foi, também nesta tipologia de peças, quem
elaborou os mais elaborados exemplares que se conhecem. De clara
influência inglesa, na vasta literatura publicada só é conhecida uma
chaleira comparável a esta, da célebre colecção de Pedro Costa
e publicada no obra de Reynaldo dos Santos “Ourivesaria Portuguesa
nas Coleções Particulares”, pág. 84 fig. 83, sendo que possuiu o seu
trempe original. No livro de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa “Pratas
portuguesas em coleções particulares” está ilustrada uma outra chaleira
de João Coelho Sampaio, esta com 3 pés em forma de voluta
(pág. 122/123). O único exemplar cinzelado com “Chinoiseries”
que conhecemos está numa colecção particular em Lisboa, tendo
o trempe original, não sendo conhecido nenhum mais, seja deste autor
ou de outro. Se a influência inglesa na produção das chaleiras
portuguesas é indiscutível, para exemplares cinzelados com
“Chinoseries”, teremos de remeter para a chaleira elaborada por Paul
de Lamerie em 1746 e atualmente na coleção do Sterling
and Francine Clark Art Institute.
a k
eTTle
,
silver, relief decoration “Chinoiseries”, Oporto assay
mark (1758-1768), João Coelho Sampaio makers mark
(1758-1768), Portuguese, latter fee Portuguese 18th Century
Note: Silver kettles are scarce, João Coelho Sampaio was, also in this
type of pieces, who produced the most elaborate examples that are
known. Clearly of English influence in the vast literature published it is
known only one kettle comparable to this kettle, in the famous
collection of Pedro Costa and published in the work of Reynaldo dos
Santos “Ourivesaria Portuguesa nas Coleções Particulares”, p. 84, fig.
83, with the original stand. In the book by D. Gonçalo de Vasconcelos
e Sousa “Pratas portuguesas em coleções particulares” is illustrated
another kettle, this one with three scroll feet stand (pp. 122/123).
The only exemplar chiseled with “Chinoiseries” known to us
is in a private collection in Lisbon, with the original stand, not being
known any other exemplar, by this or other author.
f the English influence on the production of Portuguese kettles is
indisputable, for exemplars chiseled with “chinoiseries”
we have to refer to the kettle made by Paul Lamerie in 1746 and
actually in the Sterling and Francine Clark Art Institute collection.