cabral moncada leilões 159
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manUel Carlos de andrade - 1755-1817,
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Uz da liberal e nobre arte de Cavallaria
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ffiCina
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yPografiCa
, 1790.- xxvi, 454, [1, 1
br
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P
.: 93
gravUras
, 1
retrato
; 35
Cm
.- e.,
Exemplar desconjuntado, mas completo (inclui a rara folha de errata final) e com boas margens, de um dos mais procurados livros
ilustrados impressos em Portugal no século XVIII. Inocêncio (V, 386) diz-nos que alguns pretenderam atribuir a obra ao próprio
Marquês de Marialva, mas tal não foi até hoje confirmado. As 93 gravuras, das quais 22 são desdobráveis, representam sobretudo
atitudes do cavalo no ensino e são abertas em chapa de cobre por diversos gravadores, Fróis, Martini, Piedra, etc. (Ernesto Soares,
História, 1076), segundo originais de Joaquim Carneiro da Silva. O príncipe regente, futuro rei D. João VI, é representado nas gravuras
21, 29, 53 e 59 (Ernesto Soares e Ferreira Lima, Dicionário de Iconografia, 1549 B). Vinhetas alusivas no início dos livros I e VI.
Exemplar desconjuntado e com outras imperfeições, a saber: folha de rosto com mancha no terço superior e grave corte na margem
interior, com perda de suporte; mancha junto ao festo na margem inferior de cerca de matade das folhas; mancha na margem inferior
das últimas 20 folhas; sinais esporádicos e menores de trabalho de traça. Encadernação da época, inteira de carneira, muito cansada.
Ameal, 108. Ferrão Castelo Branco, 35.
Dim. - 35 x 26 cm
€ 2.000 - 3.000
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Uz da liberal e nobre arte de Cavallaria
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, 1790.- xxvi, 454, [1, 1
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P
.: 93
gravUras
, 1
retrato
; 35
Cm
.- e.
Disjointed copy but complete (includes the rare final errata sheet) and with good margins, one of the most sought-after illustrated
books printed in Portugal in the eighteenth century. Inocêncio (V, 386) tells us that some wished to assign the work to the Marquis
of Marialva but this has never been confirmed. The 93 prints, of which 22 are foldable, represent mainly the horse attitudes in
teaching and are opened on copper plate by several engravers, Fróis, Martini, Piedra, etc. (Ernesto Soares, history, 1076), according to
Joaquim Carneiro da Silva’s originals. The Prince Regent, the future King D. João VI of Portugal, is represented in prints 21, 29, 53 and
59 (Ernesto Soares and Flores, dictionary of iconography, 1549 (B)). Relating vignettes at the beginning of books I and VI.