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cabral moncada leilões 159
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DOMINGUEZ ALVAREZ - 1906-1942,
“f
IGURA MAscULINA A fUMAR
”,
óleo sobre papel, pequenos defeitos, assinado
Dim. - 48 x 35 cm
€ 6.000 - 9.000
“A
MALE fIGURE sMOkING
”,
oil on paper, small defects, signed
201
MÁRIO ELOy - 1900-1951,
“f
IGURA MAscULINA sENtADA
”,
óleo sobre tela, assinado e datado de Paris, 1927
Dim. - 103 x 70 cm
€ 30.000 - 45.000
Nota: Executada em Paris, em 1927 e representando uma figura
masculina sentada, por identificar, a tela em causa reaparece à luz
do dia depois de um longo desaparecimento e passados quase dez
anos da Exposição Retrospectiva de Mário Eloy, realizada em
Lisboa, no Museu do Chiado, em 1996, cujo catálogo,
consequentemente, a não poderia referir.Indo muito para além do
mero retrato, de que parte e que lhe está subjacente, é sobretudo
uma insólita e expressiva figura que se impõe, preenchendo todo o
espaço físico de uma tela que, quer pela especificidade da paleta e
das arriscadas opções - atente-se no rosto a verde - quer pelas
influências que denota, se diria objecto directo de diversos textos
do referido catálogo. São bem elucidativos do que se afirma os
excertos* que, com a devida vénia, dele se transcrevem:
(A propósito do Retrato de Francisco d’Homem-Christo, óleo sobre
tela, Paris, 1926) “(...) Provavelmente utilizando uma economia de
meios cromáticos - a crítica fala de carmins e verdes - estabelece
um jogo de manchas entre a figura e o fundo, que sugerem
Cézanne” (...)”.
(A propósito do Retrato do Marquês de Castellane, óleo sobre tela,
Paris, 1926) “(...) É na elaboração desta imagem de Castellane que
Mário Eloy anuncia, claramente, as primeiras influências do
cubismo: a pintura desenvolve-se numa construção de manchas
cromáticas geometrizadas (...) apontando talvez Cézanne como
referente (...)”.
(A propósito do Retrato do Poeta António de Navarro, óleo sobre
cartão, 1928-29) “(...) Provavelmente elaborado em Lisboa, é um
dos pontos de chegada de influências parisienses através de Van
Dongen ou Kokoschka quando, na transfiguração cromática do
rosto, o evidencia num verde luminoso e ácido, pouco espesso,
contrastante com os cinzas circundantes do cabelo, fato e fundo
(...).”
* Os excertos acima reproduzidos respeitam, todos, aos textos da
autoria de M.A S. - Maria d’Aires Silveira - que integrou o
comissariado da Exposição Retrospectiva de Mário Eloy e os redigiu
para o respectivo catálogo.
“A s
IttING
M
ALE
f
IGURE
”,
oil on canvas, signed and dated Paris, 1927