Page 336 - CMLeilao149

Basic HTML Version

507
C
aneCa Com tampa
,
marfim esculpido
“Cena de batalha de Constantino o Grande contra Licínio”,
armas gravadas no fundo,
Alemanha, séc. XIX (2ª metade), pequenos defeitos
Caneca em marfim, realizada provavelmente nos ateliers do sul da Alemanha, inspirada nos modelos do século XVII em marfim ou metal precioso.
Peça particularmente interessante pela iconografia, pela qualidade da escultura e originalidade da pega com motivos antropomórficos.
No corpo da caneca está representada a batalha do imperador romano Constantino, primeiro imperador cristão, contra Licínio. O imperador,
identificado pela coroa de louros, surge a cavalo, em plena batalha, enfrentando Licínio, numa turbulência de cavaleiros e soldados a pé,
armados de lanças e punhais. O cavalo destaca-se pelo vigor da sua anatomia e pela atitude dinâmica e impulsiva.
O autor baseou-se numa composição de Rubens, realizada em 1622 a pedido do rei de França, Luis XIII, que encomenda ao pintor flamengo
um conjunto de 12 cartões para tapeçaria com a ilustração da vida do imperador Constantino o Grande. Estas composições vão ter um enorme
sucesso, dão origem a cinco séries de tapeçarias, e são vários os gravadores que, do século XVII ao século XIX vão executar gravuras a partir
desses modelos. Note-se que são várias as gravuras que representam a batalha contra Licínio como sendo a batalha contra Maxêncio,
e são impressas com essa indicação.
Nesta caneca, a composição reproduz minuciosamente o modelo gravado, com as necessárias adaptações à forma cilíndrica da peça. Os modelos
de Rubens foram muito apreciados pelos escultores de marfim desde o século XVII e o gosto revivalista por este tipo de objetos manteve
as iconografias seiscentistas. É notável a dinâmica que o escultor conseguiu transmitir, na tradução realista das anatomias dos cavalos e cavaleiros,
na proporção das figuras, na energia e equilíbrio com que interagem umas com as outras, como se de uma narrativa em movimento se tratasse.
A pega, particularmente interessante na fusão de vários elementos antropomórficos, representa na parte inferior um peixe de cuja boca sai uma
cabeça humana masculina que dá origem a uma figura feminina, parte principal da pega.
A tampa, totalmente decorada com motivos ornamentais vegetalistas e geométricos, articula-se com o corpo da peça através da cabeça
de um grifo. No centro da tampa destaca-se uma pequena escultura de figura masculina, representada em pé, de cabelo comprido,
vestida como um soldado romano, com um longo manto e um ceptro na mão esquerda.
A base da caneca é constituída por friso com motivos vegetalistas e carranca central, ladeada respetivamente por pássaro e leão.
Note-se a perícia da escultura em marfim no tratamento cuidado dos pormenores, na gradação de perspetivas que vão do alto-relevo,
nas figuras em destaque e em primeiro plano, a um ténue relevo, sugerido nas paisagens do fundo.
Estamos perante uma peça rara e de grande qualidade.
A Tankard with cover,
sculpted ivory “The Battle of Constantine the Great against Licinius”,
German, 19th C. (2nd half)
Ivory tankard, probably made in the workshops of southern Germany, inspired by the ivory or precious metal models of the seventeenth century.
A particularly interesting piece due to the iconography depicted the quality of the carving and originality of the handle with anthropomorphic motifs.
The tankard’s body depicts the battle of the Roman Emperor Constantine, the first Christian emperor, against Licinius. The emperor, identified by a laurel wreath,
appears on horseback, in full battle, facing Licinius in turmoil of horsemen and foot soldiers armed with spears and daggers. The horse stands out by force
of his anatomy and the dynamic and impulsive attitude.
The author was based on a composition by Rubens, made in 1622 at the request of the king of France, Louis XIII, the Flemish painter who commands to the Flemish
painter a set of 12 cards for a tapestry with the illustration of the life of the emperor Constantine the Great. These compositions will be a huge success, give rise
to five sets of tapestries, and there are several engravers that, from the seventeenth century to the nineteenth century, will execute engravings after these models.
To be noted that there are several engravings that represent the battle against Licinius as the battle against Maxentius, and are imprinted with that indication.
In this tankard the composition thoroughly reproduces the engraved model, with the necessary adaptations to the cylindrical shape of the piece. The Rubens models
were highly appreciated by ivory sculptors since the seventeenth century and the revivalist taste for this kind of objects kept the seventeenth century iconography.
It is remarkable the dynamic that the sculptor managed to convey, in the realistic translation of the anatomy of horses and riders, in the proportion of the figures,
in the balance and energy with which they interact with each other, as a narrative in motion it were. The handle, particularly interesting in the fusion of several
anthropomorphic elements, depicts in the lower part a fish from whose mouth come a male human head which leads to a female figure, the main part of the handle.
The cover, fully decorated with vegetal and geometric ornamental motifs, articulates with the body part through the head of a griffin. In the center of the cover
stands a small male figure sculpture, represented standing, with long hair, dressed as a Roman soldier with a long robe and a scepter in his left hand.
The tankards base consists of a frieze with vegetal motifs and central frown, respectively flanked by a lion and a bird.
Note the skill of the ivory sculpture in the careful treatment of the details, in the gradation of perspectives ranging from high-relief, in the figures highlighted
and in the foreground, to a slight relief, suggested in the background landscapes. We are facing a rare and high quality piece.
Ana Paula Rebelo Correia, Maio de 2013
Dim. - 28 cm
€ 1.800 - 2.700
O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário
cabral moncada leilões
Q
336