Page 218 - CMLeilao149

Basic HTML Version

337
FRANCISCO DE GOYA Y LUCIENTES
LOS PROVERBIOS (1864),
Los proverbios: coleccion de diez y ocho láminas inven-
tadas y grabadas al agua fuerte /, por Don Francisco
Goya. Publicala la R[ea]l Academia de Nobles Artes de
San Fernando.- Madrid:
R[ea]l Academia de Nobles Artes de San Fernando,
1864.- 1 rosto litografado, 18 gravuras; 31x43 cm.- E.
Junto com:
L’ART: revue hebdomadaire illustrée / direction générale
et rédaction en chef Eugène Véron et Charles Tardieu;
direction artistique Léon Gaucherel.- Troisième année,
tome Ier. & tome II (tome VIII & IX de la collection),
1877.- Paris; London: A. Balue, 1877.- 2 vols. em 1: il.;
44 cm.- E.
Conjunto completo em primeira edição (provavelmente segunda tiragem), não se conhecendo nenhuma série completa estampada em vida
do artista. Inclui o álbum publicado em 1864 pela Real Academia de Nobles Artes de San Fernando, logo após ter adquirido as respectivas chapas,
contendo as 18 provas das gravuras até então conhecidas, numeradas de 1 a 18, na que é provavelmente a segunda tiragem de 300 exemplares.
Apresenta uma folha de rosto litografada com a marca de água J. G. O. e conserva separadores de celofane, aparentemente não contemporâneos.
As chapas, gravadas a água-forte e água-tinta, por vezes com retoques a ponta-seca, não apresentam qualquer data.
A estas 18 gravuras se juntam outras quatro cujas chapas foram descobertas alguns anos depois em poder do pintor Eugenio Lucas e que vieram
a ser publicadas por François Liénard, em 1877, na revista francesa L’Art. A colação dos dois volumes da revista é a seguinte:
Troisième année, tome Ier (tome VIII de la collection): [4], 297, [2, 1 br.] p.: il., [19] gravuras. Troisième année, tome II (tome IX de la collection):
[4], 324 p.: il., [25] gravuras. As quatro gravuras inéditas de Goya, todas elas inseridas no artigo intitulado Goya aquafortiste,
da autoria de Charles Yriarte, no tomo IX (troisième année, tome II), apresentam os seguintes títulos: [19] Lluvia de toros = Pluie de Taureax
(p. 6/7); [20] Otras leyes por el pueblo = Autres lois pour le peuple (p. 40/41); [21] ¡ Qué guerrero ! = Quel guerrier [p. 55/56]; [22] Una reina
del circo = Une reine du Cirque [p. 82/83]. No início deste artigo foi ainda publicado um auto-retrato do artista, gravado por F. Milius.
Estampa 18, e última do álbum, um pouco cansada, com ligeiras manchas de água na margem exterior e inferior. Ocasionais e leves manchas
ou picos de acidez. Encadernação singela, com a lombada em pele, sem gravação.
As três primeiras folhas da revista apresentam alguns danos provocados por rasgões, embora sem falta de suporte. De resto, todo o volume
se encontra muito limpo, apenas com ligeiríssima acidez nas estampas. Ex-libris do 8º Marquês de Marialva, Dom Diogo de Bragança.
Meia-encadernação de marroquim da época, com os cantos levemente cansados, apresentando à cabeça da lombada, gravadas a ouro,
as iniciais H. L. encimadas por coroa de conde.
Palau, 106 558 e 106 568 (79, 80, 81 e 82). Augusto L. Mayer (Francisco de Goya), p. 120-123 e 276-281 (V, nº 1 a 22). Tomás Harris
(Goya: engravings and lithographs), p. 193-198 e fig. 248 a 269.
First edition (probably second issue). There is no knowledge of a full set of prints stamped on the artist’s lifetime. The lot includes the album published in 1864
by the Royal Academy of Noble Arts of San Fernando, soon after acquiring the respective plates, containing 18 proofs of the engravings hitherto known,
numbered 1-18, a print run of 300 copies, probably of the second issue. It features a lithographed frontispiece with the watermark J. G. O. and apparently later
added cellophane separators. The plates, in etching and aquatint, sometimes with touches of dry-point, have no date. To these 18 engravings, 4 other plates
are added, which were discovered some years later in the possession of the painter Eugenio Lucas. These extra proofs came to be published by François Liénard
in 1877 in the French magazine L’Art. The collation of the two volumes of the magazine is as follows: Troisième année, tome Ier (tome VIII de la collection):
[4], 297, [2, 1 br.] p.: il., [19] engravings. Troisième année, tome II (tome IX de la collection): [4], 324 p.: il., [25] engravings. The unprecedented four prints
by Goya, all included in the article titled Goya aquafortiste, written by Charles Yriarte, in Volume IX (troisième année, volume II), have the following titles:
[19] Lluvia de toros = Pluie de Taureax (p. 6/7); [20] Otras leyes por el pueblo = Autres lois pour le peuple (p. 40/41); [21] ¡ Qué guerrero ! = Quel guerrier
[p. 55/56]; [22] Una reina del circo = Une reine du Cirque [p. 82/83]. At the beginning of this article was also published a self-portrait of the artist, engraved
by F. Milius. Print 18, and last in the album, a little worn, with slight waterstains in the outer and lower margin. Occasional light brownning and foxing.
Modest binding, with leather spine, without title-piece. The first three leaves of the magazine with some tears, but no paper missing. Moreover, the entire volume
is very clean with only very light brownning on the prints. Contemporary half-morocco binding, corners slightly worn. Gilt initials H.L. surmounted by a Count’s
crown at top of spine. Palau, 106 558 e 106 568 (79, 80, 81 e 82). Augusto L. Mayer (Francisco de Goya), p. 120-123 e 276-281 (V, no 1 a 22).
Tomás Harris (Goya: engravings and lithographs), p. 193-198 e fig. 248 a 269.
€ 8.000 - 12.000