401
[L’ÉVÊQUE, HENRY].
C
AMPAIGNS OF THE
B
RITISH
A
RMY IN
P
ORTUGAL
,
UNDER THE COMMAND OF
G
ENERAL
T
HE
E
ARL OF
W
ELLINGTON
,
London: W. Bulmer & Co., 1812.- [6], 18 p.: [2], 17 gravuras; 57 cm.- E.
Henry L’Évêque (1769-1832), natural de Genebra, pintor, miniaturista,
aguarelista e sobretudo gravador, fez parte de um grupo de artistas
que, na sequência da Revolução Francesa, deambularam pela
Europa acompanhando os exércitos em campanha, registando
para a posteridade as mais célebres batalhas das guerras napoleónicas.
Exemplar completo, constituído por um retrato equestre de
Wellington, a ponteado (stipple), junto ao rosto (The Marquis of
Wellington, K.B. at the Battle of Salamanca, engraved by H S Minasi,
from an original picture by A[gostino] Aglio. Pub. Oct. 16. 1812
by H. S. Minasi), três folhas preliminares (rosto, dedicatória e lista
de subscritores), uma folha com a descrição da partida do Príncipe
Regente para o Brasil, em 1807, 18 páginas de texto (numeradas)
com a descrição de 17 gravuras e 19 gravuras a talhe-doce,
de grande formato, representando cenas de batalhas e movimentos
de tropas durante as Invasões Francesas, sendo 17 numeradas de 1 a 17,
e 2 inumeradas (a gravura da partida para o Brasil [B] e o retrato do
Duque de Wellington [A], no final). Gravuras com ligeiríssimas
manchas de acidez, quase sempre confinadas às margens,
conservando os separadores de celofane.
O retrato equestre junto ao rosto não pertence à edição,
aparecendo habitualmente no início o retrato de corpo inteiro
(Field Marshall Arthur Duke of Wellington) que no presente exemplar
O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário
cabral moncada leilões
Q
255
se encontra no final. O exemplar inclui ainda no final, após o retrato,
uma folha (verso em branco) com o seguinte texto: «The speech of
His Grace, Field Marshall, Arthur, Duke of Wellington, Marquis Douro,
K.G. K.B. &c. &c. delivered in the House of Commons, on Friday,
July 1, 1814; and the reply of the Right Hon. Charles Abbot, Speaker»,
publicado em Londres, por R. Cribb and Son, em 4 de Julho de 1814
(com um medalhão de Wellington, gravado a ponteado). Página de
rosto rubricada: J. Hutton. Ex-libris do 8º Marquês de Marialva,
Dom Diogo de Bragança. Encadernação recente, inteira de chagrin azul
escuro, profusamente decorada a ouro, com múltiplas cercaduras,
ostentando ao centro dos planos as armas imperiais de Napoleão
Bonaparte e as águias imperiais aos cantos do rectângulo central que
se repetem nos entre-nervos; seixas trabalhadas a ouro e roda dourada
na espessura das pastas; corte das folhas dourado; estojo de protecção.
Duarte de Sousa, 139.
Henry L'Évêque (1769-1832), born in Geneva, painter, miniaturist,
watercolorist and above all engraver, was part of a group of artists who,
after the French Revolution, wondered through Europe following the armies on
campaign, registering for posterity the most famous battles of the Napoleonic
Wars. Engravings with very minor foxing, almost always confined to the
margins. Modern full dark blue chagrin binding, gilt decorated, with multiple
borders, flaunting at the center of the surfaces the imperial arms of Napoleon
Bonaparte and the eagles imperial at the corners of the central panel repeated
in the spine compartments.
€ 4.000 - 6.000