Facebook Instagram Pinterest

CABRAL MONCADA LEILÕES - Art Auctioneers - Leilões, Avaliações, Antiguidades, Arte moderna e Contemporânea

APL Arte Deutsche Bank
151
Antiguidades e Obras de Arte 23, 24 e 25 de Setembro de 2013 às 19h30

CAROS AMIGOS,

É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso Leilão 151, com que iniciamos a temporada de leilões 2013/2014: poderá consultar o calendário

completo nas páginas deste catálogo e nosso site em www.cml.pt.

Um leilão especial, abrangendo, como habitualmente, um conjunto alargado de bens de particular qualidade, raridade e antiguidade.

É o caso do jarro em porcelana da China, Companhia das Índias, decoração a azul com as armas de D. Pedro de Lancastre, 5º Conde de Vila Nova de Portimão que ilustra a capa (lote 435), que integra um significativo conjunto de peças com heráldica portuguesa e estrangeira.

Refira-se igualmente a pintura seiscentista dedicada à “Natividade”,

da autoria de Josefa de Óbidos (ou de Ayala) – 1634 (?)-1684 (lote 193).

Mais recente, mas igualmente notável, o par de lustres de vinte lumes Napoleão III em bronze dourado, França, séc. XIX (lote 394).

Dentre as várias outras peças excepcionais, de qualidade e interesse nacional e internacional a referir, há que destacar, uma vez mais, as que designamos genericamente por Arte Lusíada.

Peças de arte de encomenda portuguesa do tempo dos Descobrimentos,da África ao Extremo Oriente – encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesa com a arte e a cultura, as crenças, as tradições,os estilos e as técnicas da Índia (arte indo-portuguesa), de Ceilão(cíngalo-portuguesa), da China (sino-portuguesa) ou do Japão (Namban)
– para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligamos desde o século XVI.

Exemplo de algumas dessas excepcionais peças de cross-culture: saleiro em cristal de rocha,séc. XVI/XVII (lote 858); caixa indo-portuguesa em tartaruga e prata, séc. XVI/XVII (lote 860); mesa indo-portuguesa de duplo travejamento séc. XVII(lote 864).

Expressa referência é ainda devida à recente adesão da Cabral Moncada Leilões ao Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis.

Uma ocasião para felicitar publicamente essa meritória Associação e a sua dinâmica Direcção, na pessoa de Álvaro Sequeira Pinto, associando-nos ao esforço que com grande sucesso tem levado a cabo para a valorização do Museu Nacional de Soares dos Reis. Saiba mais sobre as vantagens dessa adesão em http://circulojosefigueiredo.wordpress.com/

Uma linha final para antecipar a próxima publicação, pela nossa participada Scribe, de uma notável tese de doutoramento recentemente defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujo título fala por si: FAKES IN ART, da autoria de Teresa Gonçalves. Em breve nas livrarias, nas nossas instalações e em www.scribe.pt

Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os melhores cumprimentos

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Maria de Alvim                            Miguel Cabral de Moncada

©2011 Cabral Moncada Leilões - Todos os direitos reservados | Powered by ACLSI.