Leilão 169 - page 7

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Lote 279
CAROS AMIGOS,
É com muito gosto que lhes apresentamos o catálogo do nosso
Leilão 169.
Um leilão especial, abrangendo, como habitualmente, um conjunto alargado de
bens de particular qualidade,
raridade e antiguidade.
Um
enfoque especial na área da
cross culture
,
em particular da
Arte Lusíada:
peças de arte de encomenda portuguesa do tempo dos Descobrimentos, da
África
ao
Extremo Oriente
encontro e cruzamento da arte e da cultura portuguesa
com a arte e a cultura, as crenças, as tradições,
os estilos e as técnicas da
Índia
(arte indo-portuguesa) de
Ceilão
(cíngalo-portuguesa), da
China
(sino-portuguesa)
ou do
Japão
(Namban) – para nomear apenas alguns dos Países com que mais estreitamente nos ligamos desde o século XVI.
Nesse âmbito, duas obras de indiscutível significado e importância a destacar: a
caixa grande cíngalo-portuguesa
em marfim esculpido com ferragens e aplicações em prata, séc. XVII
(meados), que ilustra a capa
(Lote 697);
a
mesa indo-portuguesa em sissó, embutidos em marfim e ferragens em cobre rendilhado e dourado, séc. XVII
(
Lote 700).
Dois outros notáveis exemplos, mais tardios – séc. XVIII e XIX – da continuidade, através do espaço e do tempo, dessa antiga tradição
de encomendas portuguesas no Oriente são, igualmente, a
pintura sobre vidro,
China, séc. XVIII,
(Lote 174
) reproduzindo o célebre
quadro do
Marquês de Pombal com os planos da reconstrução de Lisboa
após o terramoto de 1755; e o
leque comemorativo
,
em papel pintado, marfim e tartaruga, com o retrato no trono de D. João VI
,
Rei do Reino unido de Portugal,
brasil e Algarves,
igualmente encomendado na China, agora para o mercado do Brasil, nos inícios do séc. XIX
(Lote 25).
A Arte Ocidental está, como habitualmente, amplamente representada através de um significativo conjunto de peças, incluindo
pintura, mobiliário, pratas e jóias portuguesas
– como o
par de brincos em platina, cravejados com 2 diamantes de 7,50 ct.
(lote 279
) –
e estrangeiras
– como a
credência barroca em madeira entalhada e dourada, com aplicações em vidro colorido
e tampo de mármore, francesa, séc. XVIII (Lote 560),
o
par de candelabros de doze lumes com figuras escultóricas em
bronze dourado, franceses, séc. XIX (Lote 913), o relógio de mesa victoriano de grandes dimensões revestido a tartaruga
e aplicações em bronze dourado
,
inglês, séc. XIX (Lote 804).
Mais recente, mas não menos exótico, refira-se por último o
móvel expositor “Japonisant” em pau-santo com decoração
embutida em marfim e madrepérola
,
francês, séc. XIX (Lote 831).
Uma referência, finalmente, à mais recente publicação da nossa participada
SCRIbE,
da autoria de
JOÃO VAZ
, intitulada
“A PInTu-
RA MuRAL DO REAL PAÇO DA AJuDA 1796-1833 – Imagens do Poder”
já disponível na Scribe e nas lojas dos Museus portugueses.
Esperando ter o gosto de os receber brevemente, com os melhores cumprimentos,
Pedro Maria de Alvim
Miguel Cabral de Moncada
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